O que é BPO Financeiro e como ele pode ajudar a sua empresa

O Business Process Outsourcing, (BPO) ou Terceirização de Processos de Negócios, é o serviço de gestão terceirizada de um processo

Business Process Outsourcing, (BPO) ou Terceirização de Processos de Negócios, é o serviço de gestão terceirizada de um processo específico. No caso, o BPO Financeiro é quando você contrata uma empresa terceira para realizar a gestão das finanças do seu negócio.

A empresa contratada para prestar o serviço de BPO Financeiro será responsável por toda a sua gestão financeira e pode também oferecer a realização das atividades contábeis. Aumentando, ainda mais, a agilidade e controle administrativo!

O BPO financeiros é adequado a qualquer tamanho de empresa ou segmento. Para empresas com equipes reduzidas ou sem um responsável financeiro, a contratação de um BPO Financeiro garante a expertise necessária para a gestão financeira do negócio. Para empresas maiores, este modelo pode assumir de forma eficiente atividades que antes prejudicam o andamento e desenvolvimento da equipe. Além disso, contar com uma equipe terceirizada cuidando da parte operacional e técnica relacionada as finanças, pode liberar os funcionários para funções mais estratégicas, por exemplo.

ATIVIDADES ENVOLVIDAS NO SERVIÇO DE BPO FINANCEIRO

Um dos principais vantagens do BPO Financeiro é que ele é um serviço personalizável, ou seja, as atividades propostas podem são sempre ajustada de acordo com a necessidade da empresa. Como cada empresa apresenta necessidades diferentes e o trabalho de um BPO financeiro é também entender quais serviços podem ser terceirizados.

E BPO Financeiro deve conciliar diariamente todas as entradas e saídas do negócio. Gerenciar pagamentos de fornecedores, que inclui lançar contas a pagar na plataforma de gestão financeira. Ele pode ter acesso ao banco e agendar pagamentos para que o empreendedor autorize transações. Em um serviço completo, o cliente conta também com o atendimento consultivo, que fornece relatórios claros e informações financeiras para auxiliar o empreendedor em suas decisões de negócios. Outra atividade que exige muito tempo dos empreendedores e que também pode ser terceirizada é a folha de pagamento de funcionários e emissão de notas fiscais.

VEJA, ABAIXO, OUTROS EXEMPLOS DE ATIVIDADES, ONDE O BPO FINANCEIRO PODE AJUDAR O SEU NEGÓCIO:

  • Elaboração do fluxo de caixa;
  • Gestão de indicadores;
  • Análise de crédito;
  • Gestão de documentos.

CONHEÇA AS VANTAGENS DO SERVIÇO DE BPO PARA AS EMPRESAS

MAIS TEMPO

Uma das grandes dores para o empreendedor, que precisa focar no desenvolvimento de produtos e serviços e na prospecção de novos negócios, é a falta de tempo. E a gestão financeira é uma atividade que pede atenção redobrada. Assim, uma das principais vantagens ao se terceirizar a gestão financeira é poder focar no que realmente importa. Desta forma, deixando as burocracias financeiras com um especialista que tem processos e métricas bem estruturadas.

MAIS ORGANIZAÇÃO E CONTROLE

Com o serviço de BPO Financeiro, o empresário também obtém maior controle de todos os recebimentos, saídas, vencimentos e gestão inteligente do seu fluxo de caixa. Outro risco que diminui drasticamente são os pagamentos de juros e multas por contas que são pagas em atraso, muitas vezes por falta de organização ou de um funcionário dedicado a tarefa. Ou ainda a confusão entre contas pessoais e da empresa. Com o BPO, as tarefas financeiras ficam delegadas a especialistas e todo o processo apresenta melhor eficiência.

MENOR CUSTO

Por fim, o BPO é também uma opção econômica e até ser muito rentável para a empresa. Torna-se possível economizar no investimento em ativos fixos e custos fixos. E esses recursos podem ser redirecionados para suas atividades principais. Ocorre uma economia com a compra dos equipamentos, softwares e contratação de todos os profissionais que seriam necessários, por exemplo.

Compartilhe esse conteúdo

Newsletter

Assine nossa newsletter

Blog

Soluções para execução de cada dor no contexto contábil do terceiro setor.

Para obter isenções fiscais adequadas, é fundamental estudar legislações específicas do terceiro setor, como as leis de incentivo à cultura e ao esporte, e aquelas relacionadas a organizações sem fins lucrativos. Reúna a equipe contábil e jurídica para revisar os requisitos e certificações, como a certificação de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) ou CEBAS (Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social), e identifique benefícios aplicáveis, sempre atualizando-se sobre eventuais mudanças na legislação.

VER POST »

Utilizamos cookies para qualificar sua experiência nesta página e aperfeiçoar nosso site. Ao clicar em “ok, entendi”, você concorda com esta utilização. Mais informações podem ser obtidas em nossa Política de privacidade.