eSocial: Nova fase incluirá informações de Saúde e Segurança no Trabalho

Entenda mais sobre a nova fase de implantação do eSocial
O eSocial, Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, já entrou na 4ª fase de sua implantação. Nas fases anteriores foram enviadas as informações da empresa, dos empregados e a folha de pagamento. Agora chegou o momento das informações de Saúde e Segurança no Trabalho.
A partir de 01/2023 com a substituição do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) para o meio eletrônico, o envio dos eventos relacionados à Medicina do Trabalho será obrigatório e passível a autuações.
 Se a sua empresa possui empregados está obrigada a elaborar e implementar o LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho. Não há exceção para esse laudo, uma vez que todos os trabalhadores devem ter PPP.
Além desse laudo sua empresa pode estar obrigada ao  PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos e PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.
É de vital importância que sua empresa providencie ou atualize os laudos necessários, com uma empresa especializada e implemente os programas necessários para que sua empresa esteja em conformidade com a legislação de Saúde e Segurança do Trabalho.
 Basicamente, três eventos serão prestados no eSocial:
A Comunicação de Acidente de Trabalho (S-2210) é o evento utilizado para informar acidente de trabalho e trajeto do trabalhador, ainda que ele não se afaste. Para o seu envio são necessárias as informações do acidente e o atestado médico do atendimento. Essa informação deve ser prestada no primeiro dia útil seguinte ao acidente e, em caso de morte, imediatamente.
Já no Monitoramento da Saúde do Trabalhador (S-2220) serão enviados os exames ocupacionais (admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional). O envio é realizado até o dia 15 do mês seguinte ao da realização do exame, mas a empresa deve cumprir os prazos para a realização.
No evento de Condições Ambientes do Trabalho – Agentes Nocivos (S-2240) irá registrar as condições ambientais de trabalho e informar a exposição do trabalhador à agentes nocivos que gerem direito à Aposentadoria Especial. Também são declaradas as informações de Equipamentos de Proteção Coletiva – EPC e Equipamentos de Proteção Individual – EPI. Para esse evento é necessária uma carga inicial com as informações existentes no início da obrigatoriedade e informar sempre que houver mudanças.
As informações de SST tem impacto na aposentadoria especial dos trabalhadores, nos pagamentos de insalubridade e periculosidade, na tributação da folha de pagamento e na gestão dos afastamentos. Sendo assim, a responsabilidade das informações é da área especializada, ou seja, o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho). As informações podem ser enviadas via portal web ou através de sistema apto para o envio.
Desta forma, é essencial que a sua empresa contrate o quanto antes uma empresa de medicina ocupacional que esteja atualizada e preparada para os envios do eSocial e possa cumprir com a obrigatoriedade, garantindo assim que a empresa está em dia com suas obrigações legais.

Escrito por: NATHALIA PUELLO- COORDENADORA DO DEPARTAMENTO PESSOAL

Bacharel em Recursos Humanos com mais de 12 anos de experiência no mercado, Auditora Trabalhista e Coordenadora de Departamento Pessoal na ContabExpress

Não fique com dúvidas!

Fale agora mesmo com um especialista!
#sejacontab

Você também pode se interessar

Dia do Contabilista: Você sabe a diferença entre Contabilista e Contador?

Embora parecidos, esses dois profissionais desempenham funções distintas no mundo da contabilidade, e é fundamental entender suas diferenças para otimizar a gestão financeira de sua empresa.

A Importância das relações humanizadas na contabilidade: Construindo laços duradouros com seus clientes

No mundo da contabilidade moderna, onde a tecnologia desempenha um papel cada vez mais importante, pode ser fácil esquecer a importância das relações humanas. No entanto, para os contadores que desejam se destacar e construir uma base sólida de clientes, as relações humanizadas continuam sendo essenciais.

Unindo gerações: como a diversidade geracional tem transformado os escritórios contábeis

A diversidade geracional está se tornando cada vez mais relevante no cenário contábil atual. É a presença de profissionais de diferentes idades e gerações trabalhando juntos, cada um trazendo suas próprias experiências, valores e expectativas para o ambiente de trabalho.

Interessado? Assine nossa Newsletter

Deixe seu contato que vamos retornar com você o mais breve possível