Contador, a nova plataforma de administração tributária digital vai facilitar sua rotina!

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônicos (NFS-e) é um documento digital, elaborado e armazenado eletronicamente pela Receita Federal ou pela

Contador, a nova plataforma de administração tributária digital vai facilitar sua rotina! 

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônicos (NFS-e) é um documento digital, elaborado e armazenado eletronicamente pela Receita Federal ou pela prefeitura municipal, para documentar as operações de prestação de serviços.

As empresas encontram diversas dificuldades para conhecer e executar as  Notas Fiscais de Serviços. Isso porque, existem cerca de 5.570 legislações para cada município.

Mas e se houvesse um programa que tornasse tudo isso mais fácil para o contador? Essa plataforma agora existe!

No dia 30 de junho, a Plataforma de Administração Tributária Digital foi lançada pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB). Dessa forma, foi instituído um padrão nacional da Nota Fiscal a ser seguido.

As funções da plataforma se adequam a empresas de todos os tamanhos, desde o Microempreendedor Individual (MEI) ao lucro real.

A proposta da plataforma é automatizar os serviços para que a gestão de empresas se torne mais segura e eficaz, já que a plataforma vai padronizar e aprimorar as informações tributárias, facilitando os custos impostos pelo governo.

Os municípios que quiserem adotar o padrão nacional da Nota Fiscal de Serviço eletrônica deverão seguir as instruções do Protocolo de Adesão.

Serão oferecidas as seguintes soluções:

  • Emissor Público Web – oferecido no Portal web da NFS-e gratuitamente.
  • Emissor Público Mobile – versão simplificada do emissor web, disponível para notebooks e celulares.
  • Ambiente de Dados Nacional – repositório nacional de documentos fiscais eletrônicos relacionados à NFS-e.
  • Guia Única de Recolhimento – documento de arrecadação dos tributos destacados na NFS-e.
  • Portal da NFS-e – ambiente para consulta de documentos gerados, entre outras informações, para empresas, municípios e cidadãos.
  • Secretaria de Finanças Nacional – ambiente para validar as Declarações Prestação de Serviços (DPS) enviadas pelos contribuintes, gerando, autorizando e assinando as NFS-e correspondentes.
  • Webservices – estrutura para a comunicação entre o ambiente de dados empresariais e municipais com o Ambiente de Dados Nacional.

A plataforma entrará em vigor em janeiro de 2023 .

Escrito por: WILLIAM SILVA- COORDENADOR FISCAL

Formado em Ciências Contábeis, pela Universidade de Taubaté com CRC ativo e atua na área fiscal/tributária há mais de 8 anos.

Não fique com dúvidas!

Fale agora mesmo com um especialista!

Falar com Especialista

#sejacontab

Compartilhe esse conteúdo

Newsletter

Assine nossa newsletter

Blog

Soluções para execução de cada dor no contexto contábil do terceiro setor.

Para obter isenções fiscais adequadas, é fundamental estudar legislações específicas do terceiro setor, como as leis de incentivo à cultura e ao esporte, e aquelas relacionadas a organizações sem fins lucrativos. Reúna a equipe contábil e jurídica para revisar os requisitos e certificações, como a certificação de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) ou CEBAS (Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social), e identifique benefícios aplicáveis, sempre atualizando-se sobre eventuais mudanças na legislação.

VER POST »

Utilizamos cookies para qualificar sua experiência nesta página e aperfeiçoar nosso site. Ao clicar em “ok, entendi”, você concorda com esta utilização. Mais informações podem ser obtidas em nossa Política de privacidade.