Número de escritórios contábeis que adotam o conceito de BPO (Business Process Outsourcing) cresceu 50% entre janeiro e agosto de 2019. A necessidade de redução de custos e otimização de processos é constantemente perseguida por empresas de todos os tamanhos e setores da economia. Na área contábil, os escritórios de contabilidade vêm solucionando esta máxima com a contratação de serviços de outsourcing ou terceirização de processos, especialmente aqueles mais repetitivos e que não estão diretamente ligados à essência da atividade das empresas contábeis e aqueles que apresentam maior risco.
Segundo a empresa ContabExpress, uma das maiores organizações especializadas no outsourcing de processos contábeis do País, a terceirização de processos no setor registrou aumento de 80% entre janeiro e agosto de 2019. “Os escritórios de contabilidade estão buscando mais eficiência, redução de custos, uso de tecnologia de ponta e ganho de tempo para oferecer um atendimento mais personalizado aos clientes”, diz Vitor Canineo, CEO da ContabExpress.
Só no último trimestre, a empresa registrou 14 novos contratos de outsourcing, envolvendo desde a terceirização total até a transferência de processos específicos. “Além de todos os ganhos de eficiência e produtividade, o BPO se torna interessante para o setor contábil porque permite o compartilhamento de riscos”, declara Vitor Canineo.
Os serviços de outsourcing fornecem às empresas a possibilidade de ampliarem ou reduzirem os seus times conforme a demanda interna. Assim, a companhia pode manter a qualidade dos seus serviços, além de permitir ao gestor escalar a sua produtividade a qualquer momento, o que facilita o estabelecimento de parcerias e acordos comerciais estratégicos.
Além de compreender os prós e contras da terceirização, a empresa que pretende investir nesse tipo de serviço deve adotar uma série de estratégias para garantir que a sua escolha seja a melhor possível.
Isso reduzirá riscos, ampliará a capacidade do negócio atingir as suas metas e permitirá que os gastos sejam controlados durante todo o processo. Algumas medidas podem ser adotadas para maximizar o retorno sobre o investimento na terceirização, entre elas a criação de um SLA (sigla para Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço, em uma tradução livre), documento que lista todas as obrigações, metas de performance, prazos e demais fatores que influenciam a prestação de serviços de uma empresa terceirizada.
Este documento deve ser planejado para evitar o máximo de riscos e, assim, garantir que a empresa faça um investimento seguro. É importante que o SLA seja montado por meio de uma comunicação direta entre a empresa contratante e a contratada. Todos os pontos devem ser ajustados entre os que serão afetados pelo serviço, permitindo que ambas as partes criem um SLA bem-estruturado e que mantenha as expectativas alinhadas. Isso reduzirá riscos e facilitará o planejamento de rotinas capazes de atender as demandas do negócio.
O SLA deve ser transparente e objetivo, contendo todos os indicadores, objetivos e normas de serviço devem ser descritos de maneira abrangente. Além disso, a empresa deve registrar prazos, intervalos para a criação de relatórios e outros fatores que impactem o dia a dia do negócio. Assim, riscos serão evitados e o serviço atingirá melhores resultados em médio e longo prazo.
MOTIVOS PARA TERCEIRIZAR
>> PADRONIZAÇÃO DE ROTINAS E MELHORIAS NOS PROCESSOS INTERNOS
>> MAIOR MATURIDADE PARA OS SERVIÇOS INTERNOS
>> POSSIBILIDADE DE MANTER O FOCO DIRECIONADO PARA O CORE BUSINESS DA EMPRESA
>> MAIOR FLEXIBILIDADE
>> GANHO DE RENDIMENTO
>> MAIOR ECONOMIA DE RECURSOS
Fonte: Revista SESCON-SP
Pitch series A financing innovator venture supply chain market business-to-consumer startup gamification product management success first mover advantage direct mailing return on investment. Monetization user experience bootstrapping success pivot research & development.
Fringilla etiam maecenas ligula justo nec pretium felis nisi. Pretium eget aliquam augue commodo cras semper sem nullam. Ut semper nec id adipiscing dui lorem. Pretium dapibus eget in sem donec et. Metus etiam ipsum sit. Quis blandit ut ante pulvinar adipiscing dis vel montes amet. Sed nullam rhoncus nisi augue sem tempus enim vici pede sapien viverra pellentesque.
Nulla laoreet vestibulum turpis non finibus. Proin interdum a tortor sit amet mollis.
Tellus ut aenean. Veni tellus hendrerit quam. Elit justo etiam sit. Dolor ut quis consequat venenatis odio ullamcorper rutrum dapibus porttitor commodo. Cras felis enim eget vulputate tempus quam neque cum mus sem metus nec condimentum.
Penatibus nisi ante donec lorem quis ut amet elementum sem eu. Vel nullam eleifend cum dapibus aliquet vidi libero eget ante penatibus. Consequat et nulla condimentum. Imperdiet ipsum nascetur nisi.
Sed efficitur congue dolor, et rhoncus ipsum rutrum nec. Ut ac mollis risus, bibendum molestie tortor. Fusce magna dui, pharetra eget pellentesque vehicula, consequat vel nisl. Donec auctor ex a laoreet egestas.