Você sabe o que é SMarketing?

Você sabe o que é SMarketing?
Eu gosto de chamar de MÁQUINA DE VENDAS!

Uma parceria fiel entre Marketing e Vendas.

Basicamente o termo SMarketing é uma junção dos termos Sales (vendas) e Marketing.
Ao contrário do que a maioria pensa ou vive na prática, Marketing e Vendas não só podem, como devem andar juntos!

Pratique algumas atividades e processos e coloque o seu time de vendas em sintonia total com o seu departamento de marketing. A união destas duas forças, permitirá que você consiga prever oportunidades, escalar seus negócios e alcançar mais objetivos.

Aprofundando no conceito de SMarketing.

Reforçando o que já falamos anteriormente. É imprescindível o total e completo alinhamento entre os departamentos de Vendas e Marketing para que o SMarketing seja aplicado na prática.

Como é de conhecimento público rsrs… por vezes vendedores e profissionais de marketing tem algumas divergências, seja porque a meta não foi batida ou porque a definição de o que é um lead qualificado, ou um lead quente é diferente para cada um.

O caminho mais fácil é realmente um culpar o outro. Mas isso gera resultado?
NÃO!!!! De jeito algum isso é uma prática sustentável, nem a curto e muito menos a longo prazo! O Melhor caminho é indiscutivelmente a sinergia entre os dois times.

Assim, aplicar o SMarketing unirá os dois departamentos rumo ao mesmo destino: O ATINGIMENTO DE OBJETIVOS E METAS! As metas serão batidas mais facilmente, os objetivos serão alcançados em um prazo menor e o seu negócio colherá frutos cada vez mais rentáveis.

E meu amigo, eu asseguro. A longo prazo você verá o quanto isso é saudável para todos!

Tenha metas em conjunto, integre ferramentas, implemente processos, nomeie responsáveis. E o mais importante, tenha uma comunicação transparente e seja claro e objetivo quanto aos propósitos da empresa. Desta forma o SMarketing acontecerá de maneira fluida.

Aplique o SMarketing no seu dia a dia!

Quando a empresa nasce, o SMarketing é muito mais fácil. Mas é 100% possível transformar uma empresa que já existe com os passos que vou mostrar a seguir.

– Defina metas compartilhadas.
Coloque os dois times correndo atrás do mesmo número. Defina os conceitos de Leads Qualificados e Leads Quentes de forma conjunta. Alinhe entre os times em que momento do funil um lead avança ou retrocede uma etapa.

– Aproxime ao Máximo os times de Marketing e Vendas.
Como já dissemos, é essa união que irá gerar o sucesso no resultado do SMarketing.
Promova reuniões periódicas entre os times a fim de alinhar argumentos, campanhas, custos, inteligência de mercado, realinhamentos etc..

– Tome decisões baseadas em dados.
Defina metas realistas para o crescimento da empresa baseado em análise de dados como histórico de vendas, momento atual de marcado, budget disponível para investimento em vendas e marketing, entre outros.

– Respeito acima de tudo!
Crie uma política bem definida, instaure uma cultura moderna e saudável, policie o time para que as conversas sejam saudáveis e sempre em busca do progresso e do objetivo comum, CRESCER!

– Integre Ferramentas.
Faça com que os times trabalhem integrados no sentido de geração de informações e nutrição de negócios. Automatize o Marketing integrado ao CRM do seu time de vendas, unindo informações e aumentando a sua inteligência de SMarketing.

 

Quais os principais benefícios do SMarketing?

– União entre Comercial e Marketing;
 – Crescimento previsível;
– Maior assertividade na definição da persona;
– Eleva a sua taxa de conversão de oportunidades;
– Torna o seu time mais estratégico e inteligente;

 

Mas não é tão fácil quanto parece!

Esta é uma jornada árdua e dá trabalho. É preciso mudar conceitos, quebrar tabus, alinhar expectativas sem esquecer-se em momento algum de promover o diálogo entre Vendas e Marketing a fim de que tudo isso seja feito de comum acordo entre os times.

Não esqueça que o seu time é feito de pessoas e como diria Simon Sinek,

“ 100% dos clientes são pessoas. 100% dos funcionários são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios. ”

Espero que tenha gostado do conteúdo! Boa sorte na sua jornada rumo ao SMarketing!!!

Escrito por: RICARDO MARTIN - COORDENADOR DO DEPARTAMENTO DE MARKETING e Vendas.

Bacharel em Publicidade e Propaganda com mais de 20 anos de experiência no mercado, demonstra visão de negócios, realiza uma análise detalhada das tendências do mercado e é coordenador do Departamento de Marketing na ContabExpress.

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