Algumas mudanças foram implementadas no acesso ao Portal e-CAC, desenvolvido pela Receita Federal. Agora, somente os usuários com contas de nível prata ou ouro têm acesso aos seus serviços.
Essa medida foi aplicada com o objetivo de fortalecer a segurança dos dados dos contribuintes e garantir uma interação segura e eficiente com os serviços públicos oferecidos pela Receita Federal. Ainda neste post vamos analisar todas essas mudanças e te ajudar a elevar sua conta Gov para nível prata e ouro.
Mas, agora, a dúvida que não quer calar…
O E-cac vai acabar?
Sim. Esse espaço, que tem sido um parâmetro para contribuintes declararem o Imposto de Renda, verificarem restituições, dados cadastrais, emitirem documentos para pagamentos e outras funcionalidades, continuará ativo. No entanto, sua função será gradativamente absorvida por um novo portal, garantindo uma transição de ferramentas tranquila para todos os usuários.
Gradualmente, o e-CAC será completamente substituído pelo novo portal, à medida que os usuários optarem cada vez mais pela utilização da nova plataforma em detrimento da antiga.
A importância da senha GOV
A Receita Federal do Brasil recentemente anunciou uma importante mudança nas regras de acesso aos seus serviços online. Desde 1º de fevereiro de 2024, o acesso ao Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte – E-CAC passou a ser exclusivamente feito através da senha do portal Gov.br.
Para aqueles que ainda não possuem um bom nível de confiabilidade em suas contas Gov.br, a Receita Federal oferece a opção de cadastro de uma procuração digital, permitindo que um representante legal acesse os serviços em seu nome.
Se você ainda não potencializou sua conta no Gov.br, é importante atualizar o quanto antes para garantir o acesso contínuo aos serviços da Receita Federal sem complicações.
Como elevar o nível da sua conta Gov.br para Prata ou Ouro?
Se você deseja aumentar o nível de segurança da sua conta Gov.br, existem procedimentos específicos que podem ser realizados de forma simples e segura. Veja como:
Elevando para o Nível Prata:
- Reconhecimento Facial pelo Aplicativo Gov.br: Utilize o aplicativo Gov.br para realizar o reconhecimento facial e confirmar sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH).
- Validação dos Dados via Internet Banking de um Banco Credenciado: Outra opção é validar seus dados através do internet banking de um banco credenciado. Esse procedimento garante uma verificação segura e eficaz.
Elevando para o Nível Ouro:
- Reconhecimento Facial pelo Aplicativo Gov.br: Para elevar o nível da sua conta para ouro, utilize novamente o aplicativo Gov.br para realizar o reconhecimento facial e confirmar sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE).
- Validação dos Dados com Certificado Digital Compatível com ICP-Brasil: Outra forma de elevar o nível para ouro é validar seus dados com um Certificado Digital compatível com ICP-Brasil, garantindo um alto nível de segurança e confiabilidade.
Além dessas opções, você também pode aumentar o nível da sua conta Gov.br através do próprio aplicativo, clicando na opção “Aumentar nível” na tela inicial do app.
Com esses procedimentos simples, você poderá elevar o nível de segurança da sua conta Gov.br, garantindo maior proteção aos seus dados e facilitando o acesso aos serviços oferecidos pelo governo federal.
Simplificando o acesso
Uma atualização recente também trouxe uma facilidade adicional: agora, o Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou que a câmera traseira de dispositivos móveis pode ser utilizada para realizar o reconhecimento biométrico dos usuários. Essa novidade beneficia especialmente aqueles que possuem celulares mais antigos, pessoas com deficiência, com doenças neurodegenerativas e idosos.
Sobre o novo portal que irá substituir o e-CAC
A concepção do novo portal foi baseada em um extenso processo de pesquisa e entrevistas com uma variedade de perfis de usuários.
Essa abordagem colaborativa possibilitou à Receita Federal coletar opiniões detalhadas sobre as experiências atuais e incorporar ideias inovadoras para o desenvolvimento da plataforma.
O lançamento do novo portal da Receita Federal marca apenas o primeiro passo de uma implementação em fases, que promete revolucionar o acesso aos serviços digitais oferecidos pelo órgão.
Inicialmente, o site funcionará como um hub central, simplificando a navegação por meio de telas mais intuitivas, segmentadas por áreas de interesse – desde cidadãos comuns até Microempreendedores Individuais (MEIs) e empresas de pequeno porte.