Guia Oficial: Entenda a nova política de desoneração da folha

O guia recentemente divulgado pelo Ministério da Fazenda esclarece detalhes cruciais sobre a nova política de desoneração da folha salarial,

O guia recentemente divulgado pelo Ministério da Fazenda esclarece detalhes cruciais sobre a nova política de desoneração da folha salarial, delineando seus objetivos, funcionamento, benefícios e as expectativas relacionadas à medida.

A persistência da desoneração da folha e a possibilidade de reoneração têm gerado um impasse significativo entre o governo e os empregadores, visto que o benefício foi concebido para reduzir os custos de contratação e estimular novos empregos no país.

Apesar disso, estudos indicam os custos elevados e a eficácia limitada da medida, que não conseguiu impulsionar substancialmente o emprego durante sua vigência.

Conforme destacado no documento, a política de desoneração da folha, inicialmente planejada como uma solução temporária, transformou-se em um mecanismo controverso de transferência de renda, beneficiando empresas de setores específicos sem impactos comprovados nos trabalhadores e na geração de empregos.

A nova proposta busca, assim, estabelecer incentivos para a criação de empregos entre os trabalhadores de remuneração mais baixa e reduzir a informalidade. Isso visa evitar distorções significativas nos setores que atualmente utilizam intensivamente a desoneração, promovendo uma transição suave em direção a uma estratégia mais racional, justa e sustentável.

A cartilha, disponível para acesso aqui, aborda os problemas da antiga política de desoneração e responde às principais questões relacionadas ao tema, apresentando informações de maneira clara e elucidativa.

Abaixo, trouxemos um resumo das principais informações presentes na cartilha:




Escrito por: NATHALIA PUELLO- COORDENADORA DO DEPARTAMENTO PESSOAL

Bacharel em Recursos Humanos com mais de 12 anos de experiência no mercado, Auditora Trabalhista e Coordenadora de Departamento Pessoal na ContabExpress

Compartilhe esse conteúdo

Newsletter

Assine nossa newsletter

Blog

Soluções para execução de cada dor no contexto contábil do terceiro setor.

Para obter isenções fiscais adequadas, é fundamental estudar legislações específicas do terceiro setor, como as leis de incentivo à cultura e ao esporte, e aquelas relacionadas a organizações sem fins lucrativos. Reúna a equipe contábil e jurídica para revisar os requisitos e certificações, como a certificação de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) ou CEBAS (Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social), e identifique benefícios aplicáveis, sempre atualizando-se sobre eventuais mudanças na legislação.

VER POST »

Utilizamos cookies para qualificar sua experiência nesta página e aperfeiçoar nosso site. Ao clicar em “ok, entendi”, você concorda com esta utilização. Mais informações podem ser obtidas em nossa Política de privacidade.