Simples Nacional: Regularize sua situação fiscal antes que seja tarde!

O Simples Nacional é um regime de apuração especial caracterizado por uma arrecadação compartilhada dos tributos federais, estaduais e municipais

Entenda mais sobre o termo de exclusão do Simples Nacional

O Simples Nacional é um regime de apuração especial caracterizado por uma arrecadação compartilhada dos tributos federais, estaduais e municipais direcionado para as microempresas e as empresas de pequeno porte, minimizando a burocracia e os custos de pequenos empresários, assim, unificando todos os dados em um único sistema de recolhimento de tributos.

Para optar e permanecer no regime, é preciso cumprir alguns requisitos. Dentre eles, o de não possuir débitos em aberto junto aos órgãos federativos.

De forma anual, a Receita Federal fiscaliza se as empresas optantes pelo Simples Nacional ainda estão aptas a continuarem enquadradas no regime e as empresas que se encontram com a situação fiscal irregular são notificadas com termo de exclusão.

Neste mês (setembro/22), foram disparados pela Receita Federal inúmeros termos de exclusão, onde o governo notifica a exclusão do regime, que passarão a ser válidos a partir de 1º de janeiro de 2023.  

Para que essa exclusão não seja efetivada, a empresa precisa regularizar todas as pendências notificadas, podendo ser feito com o recolhimento ou parcelamento, no prazo estipulado no Termo de Exclusão.

Regularizando as pendências dentro do prazo, o termo perde a validade e a empresa permanecerá optante pelo regime. Caso não haja a regularização dentro do prazo, a exclusão é efetivada sendo sua validade irreversível.

 

 

 

Escrito por: ALINE GOMES – COORDENADORA FISCAL CONTABEXPRESS

Bacharel em Ciências Contábeis com registro ativo junto ao
Conselho Regional de Contabilidade (CRC) – Especializada em gestão tributária, com experiência de mais de 5 anos no mercado. Atualmente coordenadora do departamento fiscal da ContabExpress.

Não fique com dúvidas!

Fale agora mesmo com um especialista!

Falar com Especialista

#sejacontab

Compartilhe esse conteúdo

Newsletter

Assine nossa newsletter

Blog

Soluções para execução de cada dor no contexto contábil do terceiro setor.

Para obter isenções fiscais adequadas, é fundamental estudar legislações específicas do terceiro setor, como as leis de incentivo à cultura e ao esporte, e aquelas relacionadas a organizações sem fins lucrativos. Reúna a equipe contábil e jurídica para revisar os requisitos e certificações, como a certificação de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) ou CEBAS (Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social), e identifique benefícios aplicáveis, sempre atualizando-se sobre eventuais mudanças na legislação.

VER POST »

Utilizamos cookies para qualificar sua experiência nesta página e aperfeiçoar nosso site. Ao clicar em “ok, entendi”, você concorda com esta utilização. Mais informações podem ser obtidas em nossa Política de privacidade.